terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Parte do Capitulo 25 ( Mistica Cidade de Deus página 149 Terceiro tomo)

 
Depois do Batismo, Cristo Dirige-se ao deserto. Onde vence nossos Vícios com suas Virtudes sua Mãe Santissima imita perfeitamente
Cristo Vence o Mundo, a Carne e o Demônio
Pelo seu retiro, Cristo nosso Senhor venceu e nos ensinou a vencer o mundo. É verdade que este costuma ignorar aos que necessita para fins terrenos , e se procuram, também não vai atrás deles. Contudo aquele que verdadeiramente despreza o mundo há de demonstrar, afastando dele o quanto for possível, pelos afetos e pelos atos .
Cristo venceu também a carne, e nos ensinou-nos a vence-lâ pela penitência de tão prolongado jejum, com que afligiu seu corpo inocentissímo que não oferecia oposição ao bem, nem tinha paixões inclinadas ao mal.
Ao Demônio venceu com a Doutrina da Verdade como direi adiante, pois todas as tentações deste Pai da Mentira, costumam vir disfarçadas e encobertas de falsidades.
Em começar a pregação e se dar a conhecer ao mundo, não antes e sim depois destas vitórias, nosso Redentor nos ofereceu outro ensinamento: alertou-nos do perigo ue corre nossa fragildade, em acolher as honras do mundo, ainda seja favores recebidos do Céu, quando ainda não estamos mortos ás paixões e não vencemos ainda nossos comuns inimigos. Se o aplauso dos homens nos encontra imortificados, vivos, abrigando no íntimo os inimigos domésticos, pouca segurança terão os favores e beneficios do Senhor. Até mais pesados montes podem ser abalados pela vanglória do Mundo.
A Nós compete convencer- nos de que levamos os tesouros em recepientes quebradiços ( 2 Cor 4,7). Quando Deus quiser exaltar a força de sua graça em nossa fraqueza. Ele saberá que meios há de assegurar e ostentar suas obras. A nós incumbe e pertence unicamente a sombra e o apagamento.
O Jejum de Maria Santissima
Para ter noticia de tudo o Salvador fazia bastar á sua Divina Mãe, as continuas visões e revelações que recebia. Mas além destas maternal solicitude enviva a seu Filho Santissimo mensagens pelos santos anjos.
Assim dispunha o Senhor para por meio tão fiéis embaixadores, os sentidos recebessem as mesmas impressões formadas em seus corações. Os Anjos as comunicavam nas mesmas palavras que saiam da Boca de Jesus para Maria e desta para Jesus, embora ambos já se houvessem conhecido por outro modo.
Logo que a grande Senhora soube que nosso Amado Salvador dirigia-se para o deserto ea intenção que o levava, fechou- se em casa. Foi tal o seu retiro, que até os vizinhos pensaram que se havia ausentado como seu Filho Santissimo. Recolheu-se ao seu oratório e ali permaneceu quarenta dias sem comer alguma coisa alguma, como sabia estar fazendo seu Filho Santissimo. Ambos guardaram o Jejum na mesma forma e Rigor.
Acompanhou o Senhor nos demais Atos, sem deixar nenhum: Orações, Súplicas, Prostações, Genuflexões. Fazia-os ao mesmo tempo que Ele, pois para tanto deixara qualquer outra ocupação.
Fora dos avisos que lhe davam os anjos, usava ainda aquele privilégio de que falei outras vezes o de conhecer todas as operações da alma de seu Filho Santissimo, quer que estivesse Ele presente, quer Ausente. Suas Orações Corporais que antes conhecida pelos sentidos, quando estavam juntos, depois conhecia por visão intelectual ou por informação dos Santos Anjos

Triplice Tentação (Confissões Santo Agostnho)

Mandais -me sem dúvida que me abstenha da concuspiciência da carne concuspiciência dos olhos e da ambição do mundo. Ordenastes-me que me abstivesse das relações luxuriosas. Quanto ao matrimônio, apesar de o permititirdes, ensinastes-me que havia outro estado melhor. E Porque mo concedestes, abracei- o antes de ser nomeado dispensador do vosso Sacramento.
Mas Minha Memória de que de longamente falei, vivem ainda as imagens de obscenidades que o hálito inveterado lá fixou. Quando, acordado, me vem a mente, não tem força. Porém, durante o sono, não se arrastam ao deleite, mas até a aparência do consentimento da ação. A ilusão da imagem possui tanto poder na alma e na minha carne que, enquanto durmo, falsos fantasmas me persuadem as ações a que, acordado, nem sequer as realidades me podem persuadir.
Meu Deus e Senhor não sou eu o mesmo nas ocasiões? Apesar disso, que diferença tão grande vai de mim mesmo desde o momento em que o ingresso no sono até aquele momento em que lá volto.