terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Triplice Tentação (Confissões Santo Agostnho)

Mandais -me sem dúvida que me abstenha da concuspiciência da carne concuspiciência dos olhos e da ambição do mundo. Ordenastes-me que me abstivesse das relações luxuriosas. Quanto ao matrimônio, apesar de o permititirdes, ensinastes-me que havia outro estado melhor. E Porque mo concedestes, abracei- o antes de ser nomeado dispensador do vosso Sacramento.
Mas Minha Memória de que de longamente falei, vivem ainda as imagens de obscenidades que o hálito inveterado lá fixou. Quando, acordado, me vem a mente, não tem força. Porém, durante o sono, não se arrastam ao deleite, mas até a aparência do consentimento da ação. A ilusão da imagem possui tanto poder na alma e na minha carne que, enquanto durmo, falsos fantasmas me persuadem as ações a que, acordado, nem sequer as realidades me podem persuadir.
Meu Deus e Senhor não sou eu o mesmo nas ocasiões? Apesar disso, que diferença tão grande vai de mim mesmo desde o momento em que o ingresso no sono até aquele momento em que lá volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário